Entretenimento
Soprano ítalo-brasileira Carla Cottini integra elenco de ópera inédita no Espírito Santo
Publicado
2 meses atrásem

A soprano ítalo-brasileira Carla Cottini, radicada em Berlim desde 2019, dá segmento a uma temporada marcada por recitais e óperas no Brasil com um marco simbólico: sua participação no Festival de Música Erudita do Espírito Santo, no qual interpreta a personagem Vivie em A Profissão da Senhora Warren, uma adaptação operística, inédita em português, para a comédia dramática de Bernard Shaw.
Destaque da abertura do festival, em 7 de novembro, às 20h, no Teatro Sesc Glória — com reapresentação no dia 9 —, o espetáculo em quatro atos com a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, sob a regência do maestro Gabriel Rhein-Shirato, que também assina a direção artística do evento, marca o reencontro da intérprete com Eliane Coelho, uma de suas grandes mestras e uma das vozes mais aclamadas da ópera brasileira de todos os tempos.
“Será uma honra dividir o palco com Eliane. Possivelmente criaremos novos vínculos através de minha recente experiência com a maternidade, porque viveremos mãe e filha. Tenho também uma relação especial com o maestro Gabriel e a Livia Sabag (diretora artística e cênica). Acho realmente importante a criação de espaços artísticos como o deste festival, que ocorre fora do eixo tradicional das grandes capitais. É fundamental que a arte possa ser oferecida ao público em todo o país”, defende Carla.
Com libreto assinado por Eliane, Livia e Rhein-Shirato, a montagem de A Profissão da Senhora Warren foi idealizada no Núcleo de Criação de Ópera do festival, que convidou o pianista Maurício De Bonis para compor a música inédita da ópera, vertendo em poemas e canções a peça escrita em 1893 por Bernard Shaw, dramaturgo irlandês que é também o autor de Pygmalion, comédia dramática que inspirou a criação de outro clássico interpretado por Carla, o musical My Fair Lady, adaptado por Frederick Loewe com libreto de Alan Jay Lerner.
Ao comentar o desafio artístico da nova produção Carla reflete sobre a complexidade da preparação coletiva de uma ópera: “Nesse processo, descobrimos juntos as notas, os ritmos, os tempos, o texto. Quando esse esforço de grupo envolve um clássico, uma ópera consagrada que foi cantada inúmeras vezes, frequentemente voltamos para as tradições, as referências consolidadas ao longo de séculos e os cantores e cantoras que a gente mais admira, mas, neste caso, a peça esta sendo criada por todos nós que construímos juntos a música no presente momento. É especial”, explica.
Nesse sentido, a experiência de interpretar Vivie em A Profissão da Senhora Warren amplia o repertório contemporâneo de Carla. “O estudo dessa ópera tem me trazido o prazer de descobertas”, avalia. Esse é o segundo trabalho que a artista faz nesse segmento — o primeiro foi sua participação na ópera immmermeeehr, de Gordon Kampe, apresentada entre novembro e dezembro de 2024 na Deutshe Oper Berlin.
A participação no festival capixaba coroa uma temporada expressiva de retorno aos palcos brasileiros. Em maio, Carla revisitou a personagem Zerlina, em Don Giovanni, de Mozart, no Theatro Municipal de São Paulo, 12 anos após sua estreia profissional na casa. Em setembro, a soprano protagonizou um momento inesperado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, quando subiu ao palco na abertura do show 50 anos de Poesia, de Jorge Aragão, para interpretar Ave Maria, de Bach e Gounod, acompanhada por um quarteto de cordas, além da banda do sambista.
“Anos atrás, interpretei Ave Maria em dueto com o Jorge ao cavaquinho. A Tânia Aragão (filha do artista e produtora da turnê) ficou emocionada e me contou que essa música tinha um valor especial para sua família. Sabendo que eu estaria me apresentando no Brasil, Tânia me convidou para fazer essa surpresa para a plateia do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Foi um momento maravilhoso.”
Em 15 de outubro, a soprano se apresentou no Auditório Olivier Toni, do Departamento de Música da Universidade de São Paulo (USP), ao lado do pianista Ricardo Ballestero, seu parceiro regular de recitais, interpretando um repertório com clássicos de Debussy, Montsalvatge, Villa-Lobos e da compositora Helza Camêu, pianista e musicóloga cuja canção Saudade, uma adaptação do poema de Vicente de Carvalho, será em breve relançada por Carla e Ballestero em formato de single.
No dia 16 de novembro o duo volta ao palco do Festival Vermelhos para um recital em Ilhabela, no litoral norte paulista. De volta a Berlim, entre 24 e 28 novembro a soprano gravará com a Orchester des Wandels as Bachianas Brasileiras no. 5, de Heitor Villa-Lobos, obra que se tornou uma de suas marcas registradas. As sessões também incluirão uma gravação de Melodia Sentimental. Com poema de Dora Vasconcellos, a canção de 1958 — que integra a obra A Floresta do Amazonas — é uma das últimas composições de Villa-Lobos e foi comissionada pela Metro-Goldwin-Meyer para o filme Green Mansions (no Brasil, A Flor que Não Morreu), dirigido por Mel Ferrer e estrelado por Audrey Hepburn e Anthony Perkins.
“Fico contente quando tenho a oportunidade de cantar no Brasil, porque gosto de trazer para o meu país um pouco do que aprendo pelo mundo. O público brasileiro é caloroso e receptivo. Gosto de reencontrar colegas, de me conectar com pessoas que não conhecia, de conhecer novos talentos brasileiros”, conclui a soprano.
Sobre Carla Cottini
Com um repertório diversificado, Carla Cottini ganhou notoriedade ao interpretar personagens como Giulietta (I Capuleti e i Montecchi, Bellini), Susanna (Le Nozze di Figaro, Mozart), Gilda (Rigoletto, Verdi) e Musetta (La Bohème, Puccini). Sua presença em renomados teatros, como o Theatro Municipal de São Paulo, Teatro Regio di Parma e Berlin Opera Academy, reafirma sua excelência artística e versatilidade vocal. Além da ópera, Carla se destaca em concertos sinfônicos e música sacra, tendo se apresentado como solista em obras como a 9ª Sinfonia, de Beethoven, Krönungsmesse, de Mozart, e Gloria, de Vivaldi.
Seu talento também a levou ao mundo dos musicais, interpretando papéis marcantes em produções como West Side Story, de Leonard Bernstein, e My Fair Lady, de Frederick Loewe. Sua formação musical inclui um Mestrado em Ópera e Bacharelado em Música pelo Conservatório Superior de Música Joaquín Rodrigo de Valência, na Espanha, além de especializações na Berlin Opera Academy, na Alemanha, e no Britten-Pears Young Program, na Inglaterra. Saiba mais em: carlacottini.com/
Para templates de websites acesse:
Clique [www.sennaprosites.com.br] Aqui
Meus outros Sites: www.esvox.com.br
Você pode Gostar
Entretenimento
“Altos e Baixos”: Salt Boyy lança hit que fala das mudanças da vida
Publicado
11 minutos atrásem
23 de dezembro de 2025
“Altos e baixos: uns dias profundo, outros dias tão raso.
Uns dias tão calmo, às vezes rancoroso, mas eu me refaço.
Uns dias mantenho contato, às vezes ignoro e só quero meu espaço.
Tem os dias nublado, mas eu prefiro sempre ensolarado.”
O trecho acima é da faix23a Altos e Baixos, composição do artista Salt Boyy, nome da nova geração do rap no Espírito Santo. O videoclipe foi publicado no canal do artista no YouTube. Mesclando nostalgia noventista com a música contemporânea, o capixaba teve direção vocal de Fred Nery, vocalista do Macucos. O single tem produção musical de Fysh Blend, mixagem e masterização de Signobeat, na VVS Studio. Já o videoclipe teve roteiro, captação e direção de Bessa.
“A música fala justamente sobre esses altos e baixos da vida, sobre as mudanças que a gente precisa encarar para crescer, sobre abrir mão de coisas e situações que desviam o nosso foco, e sobre a resiliência que nasce no meio dessa caminhada. Altos e Baixos é sobre entender que oscilar faz parte, que cada etapa — boa ou ruim — constrói quem a gente é e fortalece o nosso processo de evolução”, garante Salt Boyy.
O artista, que é natural de Vitória, mas foi criado e mora até hoje no bairro André Carloni, na Serra, a ideia da música foi de construir um som na pegada G-Funk e West Coast, subgêneros clássicos do hip hop nos Estados Unidos, na década de 1990.
“Usamos instrumentos orgânicos, como baixo e teclado, que ajudam a criar aquela atmosfera marcada nos beats do Dr. Dre e que até lembra o clima das músicas do GTA San Andreas”, afirma.
A relação de Salt Boyy com a música começou em 2017. “Foi com o grupo Zona 027, lançando a música Feeling. Mais tarde, fundei o estúdio AZN Rec, onde produzi cinco artistas”, lembra o artista, que logo depois se tornou aluno da VVS Studio. “Após um ano, fui efetivado e me tornei parte do estúdio”.
Atualmente, Salt Boyy assume sua carreira como artista, produtor musical e produtor de eventos. “Vamos nessa, o show não pode parar”.
LETRA – ALTOS E BAIXOS
Composição: Salt Boyy
Por que eu mudei tanto? É óbvio.
Demonstrei amor e mostraram o ódio.
Pra uns negos eu tô esnobe,
porque me destaco, então neguinho não fode.
Saindo dessa merda de zona de conforto,
obstinado, eu vou botar esse lucro no bolso.
Eu comecei desde novo,
e a cada dia que passa eu sei que falta pouco.
Altos e baixos: uns dias profundo, outros dias tão raso.
Uns dias tão calmo, às vezes rancoroso, mas eu me refaço.
Uns dias mantenho contato, às vezes ignoro e só quero meu espaço.
Tem os dias nublado, mas eu prefiro sempre ensolarado.
Às vezes sem tempo pra família — isso me machuca, tô dia todo, todo dia.
Meus amigos não me veem há quantos dias?
Mais uma vez eu não fui pra tomar aquela cervejinha.
Mais uma vez eu aqui, tanta gente em volta
e eu me sinto sozinho.
A vida tem roteiro, mas sempre me cobra um fee,
mas cabe a nós não desistir.
Mais uma vez eu me mantive até aqui.
Tudo sempre inconstante e tão novo.
Longe de você,
me sinto vibrante, mas tá foda pra eu te esquecer.
De novo eu fumando, eu compondo, eu lembrei de você.
No Insta, unfollow: não quer me ver no alto, mas te fiz descer do salto, mantive o foco.
Hoje em dia tô sem tempo, só quem me ama de verdade me entende.
Fazer acontecer essa porra e vai lotar pra gente.
Por que eu mudei tanto? É óbvio.
Demonstrei amor e mostraram o ódio.
Pra uns negos eu tô esnobe,
porque me destaco, então neguinho não fode.
Saindo dessa merda de zona de conforto,
obstinado, eu vou botar esse lucro no bolso.
Eu comecei desde novo,
e a cada dia que passa eu sei que falta pouco.
Altos e baixos: uns dias profundo, outros dias tão raso.
Uns dias tão calmo, às vezes rancoroso, mas eu me refaço.
Uns dias mantenho contato, às vezes ignoro e só quero meu espaço.
Tem os dias nublado, mas eu prefiro sempre ensolarado.
Tudo sempre inconstante e tão novo.
Longe de você,
me sinto vibrante, mas tá foda pra eu te esquecer.
De novo eu fumando, eu compondo, eu lembrei de você.
FICHA TÉCNICA
Produção musical: Fysh Blend
Mixagem e masterização: Signobeat
Direção vocal: Fred Nery
Roteiro de videoclipe, capitação e edição: Bessa
Para templates de websites acesse:
Clique [www.sennaprosites.com.br] Aqui
Meus outros Sites: www.esvox.com.br
Entretenimento
Cantor capixaba Zé Elias ganha ônibus de luxo de Gusttavo Lima
Publicado
16 horas atrásem
22 de dezembro de 2025
O cantor capixaba Zé Elias encerrou o ano com um presente de peso. Durante uma live especial de fim de ano realizada em sua mansão, em Goiânia, Gusttavo Lima surpreendeu o artista ao presenteá-lo com um ônibus de luxo totalmente personalizado para o projeto Serestão do Zé.
A entrega foi feita em nome da Balada Music, empresa responsável pela gestão da carreira de Zé Elias e comandada por Gusttavo Lima, Nelinho Miranda e Italgido Marques. Em clima de emoção, o anfitrião destacou o simbolismo do gesto. “Agora você vai andar mais tranquilo. Esse ônibus vai te levar pelo país inteiro, vai te levar pro mundo”, afirmou Gusttavo durante a live.
Da live para o maior palco do verão capixaba
O presente antecede um dos eventos mais aguardados do verão no Espírito Santo. No dia 1º de janeiro de 2026, Gusttavo Lima abre oficialmente o ano com um show no P12 Guarapari, um dos principais beach clubs do país.
O repertório promete passear por sucessos que marcaram o início da carreira, como Inventor dos Amores, Cor de Ouro, Gatinha Assanhada e Balada Boa, além de hits mais recentes, a exemplo de Bloqueado, Cem Mil, Zé da Recaída, Fala Mal de Mim, Canudinho e Retrovisor.
“É sempre uma alegria voltar a Guarapari, ainda mais para um show tão especial como esse. Nosso encontro está marcado”, afirmou o cantor.
Zé Elias leva o “Serestão do Zé” para o P12
A noite do dia 1º também contará com a apresentação de Zé Elias, natural de Linhares, que vive uma nova fase na carreira. À frente do Serestão do Zé, o artista tem ampliado seu alcance nacional ao apostar em romantismo, forte presença de palco e uma conexão direta com o público, sem abrir mão da identidade capixaba.
P12 Guarapari – Verão 2026
Atração: Gusttavo Lima e Zé Elias
Data: 1 de janeiro de 2026 – quinta
Horario: Abertura da casa 20:30
Local: P12 Parador Internacional – Guarapari (ES)
Endereço: Rod. do Sol Km26 – Praia de Porto Grande – Guarapari/ES
Classificação: 16 anos
Para templates de websites acesse:
Clique [www.sennaprosites.com.br] Aqui
Meus outros Sites: www.esvox.com.br
Entretenimento
Orla capixaba se prepara para Réveillon; confira programações gratuitas já divulgadas
Publicado
17 horas atrásem
22 de dezembro de 2025
Com menos de quinze dias para a chegada de 2026, quem não está de viagem marcada para a virada pode aproveitar uma série de programações gratuitas de Réveillon promovidas pelas prefeituras da Grande Vitória. A agenda inclui queima de fogos e shows com atrações locais e nacionais que devem movimentar as praias capixabas. Confira:
Guarapari terá cinco pontos de queima de fogos
A Prefeitura de Guarapari informou que a queima de fogos será realizada em cinco pontos da cidade: Meaípe, Santa Mônica, Praia do Morro, Centro e Enseada Azul. Além do espetáculo pirotécnico, quatro atrações musicais irão embalar a virada, com destaque para o show de Beto Kauê na Praia do Morro. Santa Mônica, Centro e Meaípe também contarão com apresentações de artistas regionais. Outros detalhes da programação ainda serão divulgados pelo município.
Vila Velha vai apresentar novo roteiro pirotécnico
Com expectativa de receber cerca de um milhão de pessoas, Vila Velha redesenhou o espetáculo de fogos para a virada do ano. A cidade contará com novos artefatos pirotécnicos, desenvolvidos para maior tempo de permanência no céu, cores mais definidas e combinações cromáticas ampliadas.
Os fogos serão disparados a partir de 12 balsas posicionadas no mar, além de quatro pontos adicionais instalados na areia. A programação também prevê 12 torres com DJs distribuídas ao longo da orla, sendo oito na região 1 e quatro na região 5. As estruturas terão iluminação cênica e painéis de LED para a contagem regressiva, com trilha sonora baseada em música brasileira e eletrônica. As apresentações começam a partir das 20h.
Localização das balsas
Praia de Itaparica
Rua Ayrton Senna da Silva; Rua Aniceto Frizzera Filho; Rua Itapemirim; Rua José Feliz Chein; Rua Dr. Gilson Santos; Praça do Ciclista; Rua Maria de Oliveira Mares Guia.
Praia da Costa e Itapuã
Rua Diógenes Malacarne; entre as ruas 15 de Novembro e Champagnat; entre Sergipe e Ceará; entre Pernambuco e Maranhão; entre Santa Catarina e Resplendor.
Pontos de fogos na areia
Ponta da Fruta; Nova Ponta da Fruta; Praia dos Recifes; Barra do Jucu.

Elba Ramalho comanda o Show da Virada em Vitória
A Prefeitura de Vitória já divulgou as atrações musicais que irão embalar a noite de Réveillon nas areias de Camburi. O cantor Beto Kauê sobe ao palco a partir das 21h. Em seguida, a cantora paraibana Elba Ramalho inicia seu show por volta das 23h, comandando a virada do ano na capital.
O palco montado na altura da Avenida Adalberto Simão Nader vai apresentar melhorias no sistema de som, incluindo novas torres de delay, que vão garantir melhor qualidade de áudio ao longo de toda a extensão da praia.
Serra ainda finaliza programação
A Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Serra informou que a programação do Réveillon 2026 ainda está em fase de definição. Assim que concluída, a agenda completa será divulgada nos canais oficiais da Prefeitura.
Para templates de websites acesse:
Clique [www.sennaprosites.com.br] Aqui
Meus outros Sites: www.esvox.com.br
Destaque
Política2 meses atrásLula confirmado para reeleição. E o PT no Espírito Santo?
Sem categoria2 meses atrásMega Millions sorteia R$ 3,7 bilhões – o 10º maior prêmio da história

Política4 meses atrásPazolini lidera intenções de voto para o Governo do ES em mais uma pesquisa
Redes Sociais4 semanas atrásFunção ‘estilo MSN’ chega ao WhatsApp; veja como usar os Recados

Entretenimento1 mês atrásNego Damoé comanda roda de samba em Vitória dia 14 de dezembro

Redes Sociais2 meses atrásWhatsApp vai adicionar nova opção de segurança para usuários; veja como usar
Entretenimento2 meses atrásCarnaval de Vitória abre inscrições para Concurso da Família Real 2026

Entretenimento4 semanas atrásGuns N’ Roses: pré-venda para show em Cariacica começa segunda

