As ruas da Barra do Jucu, um dos principais redutos culturais de Vila Velha e do Espírito Santo, já estão fervendo. E a folia promete: o Bloco Surpresa completa 40 anos em 2026 com mais uma de suas tradicionais sátiras políticas, a ser revelada neste domingo (15), a partir das 15 horas.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Como diz o nome, é claro que é surpresa, mas aqui vai a dica: numa virada de era em terras capixabas, as peças do tabuleiro se movimentam para tomar o castelo do rei. Ficou fácil, não? Mas calma: a Barra do Jucu apresentará o salvador do reino, sob o enredo “No Reino Barrense, a Coroa é do Povo”.
Os desfiles oficiais do Bloco Surpresa acontecem no domingo e na terça (17). Mas o CarnaBarra 2026 conta com uma programação extensa (veja abaixo), com trio elétrico todos os dias, bandas no palco da pracinha principal, congo, área kids, feira gastronômica e muito mais.
Para Carlos Magno Receputi, coordenador-geral do Bloco Surpresa, o evento representa a maturidade de um projeto comunitário.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
“Chegar a 40 anos de Carnaval sem perder a essência é uma grande marca para a Barra do Jucu. Com passagem de geração para geração, nós mantivemos tradições, ritmos, contexto cultural e muito amor pela nossa história”, celebra.
Hoje, o Carnaval da Barra do Jucu conta com estrutura de primeira para receber os foliões. Por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), a festa tem o patrocínio oficial da Kurumá Toyota. O evento abrange 400 profissionais diretos, entre artistas, artesãos, músicos, produtores, comunicadores e outros profissionais que trabalham para abrilhantar o espetáculo, montar alegorias, organizar uma logística segura e acessível – com posto médico, banheiros químicos.
O CarnaBarra 2026 conta também com o apoio da Prefeitura de Vila Velha, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES) e do Governo do Espírito Santo.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Quatro décadas de sátira: do “Ônibus do Desarranjo” ao reconhecimento nacional

A história do Bloco Surpresa começou em 1986, quando um grupo de amigos decidiu resgatar a tradição dos antigos mascarados. Naquela época, os foliões se escondiam na restinga de Jacarenema para se fantasiar longe de olhares curiosos, surgindo de surpresa na avenida.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
O que começou como uma brincadeira comunitária logo se transformou em um teatro carnavalesco de peso.
Ao longo de 40 anos, o bloco imortalizou episódios folclóricos da Barra do Jucu, como o “Ônibus do Desarranjo”, inspirado em uma excursão acidentada, e o “Monstro Marinho”, baseado em relatos de pescadores locais de que uma criatura mística teria invadido o balneário.
A criatividade do grupo não conheceu fronteiras: o Surpresa já satirizou desde figuras locais até FHC e o ex-presidente norte-americano Bill Clinton, desfile que rendeu ao bloco uma transmissão ao vivo no programa Fantástico, da Rede Globo.
PROPAGANDA
Na verdade, ninguém escapou das marchinhas coletivas do Bloco Surpresa. Um dos casos mais emblemáticos foi o enredo inspirado no então governador Max Mauro: “Tartaru Max”. A sátira foi tão bem recebida que o próprio governador entrou na brincadeira, chegando a confeccionar um broche do com o tema para usar em sua camisa.
Outro alvo frequente e folclórico era o ex-prefeito de Vila Velha Vasco Alves, cujas ambições políticas e trejeitos eram transformados em versos cantados por toda a comunidade.
A engenhosidade das alegorias sempre foi um marco. Foliões ainda lembram da famosa vaca voadora, que sobrevoou o público de forma surpreendentemente realista. A audácia técnica também brilhou no enredo “Tanque U”, que recriou uma espécie de “guerra fictícia” dentro da Barra do Jucu, utilizando efeitos cenográficos que simulavam disparos e explosões.
Programação completa
15/02 – DOMINGO
Praça Pedro Valadares:
10h (Feira Gastronômica e Área Kids), 11h (DJ XL), 13h (Bloco Casa da Égua) e 18h (Banda Sambasoul).
Kintal: 14h30 (Banda de Congo Raízes da Barra) e
15h (Bloco Surpresa + Bonecos Gigantes + Bloco do Bode).
Rua Vasco Coutinho: 15h (Bloco da Comunidade).
16/02 – SEGUNDA-FEIRA
Praça Pedro Valadares:
10h (Feira Gastronômica e Área Kids), 11h (DJ XL), 13h (Batucada Surpresa) e 18h (Banda Barratuque).
Canto do Barrão: 09h (Bloco dos Arteiros) e 16h (Bloco das Mascaradas).
Kintal: 15h (Banda de Congo Mestre Alcides) e 15h30 (Trio com a Banda Siri de Tamanco).
Final da Praia do Barrão: 16h (Bloco da Vaquinha, Mulinha e Mascarados).
17/02 – TERÇA-FEIRA
Praça Pedro Valadares:
10h (Feira Gastronomica e artesanato + Área Kids), 11h (DJ XL), 13h (Bloco Casa da Égua) e 18h (Banda Casaca).
Kintal: 14h30 (Banda de Congo Mestre Honório), 15h (Bloco Surpresa + Teatro Carnavalesco com alegoria e Bonecos Gigantes).
Rua Vasco Coutinho: 15h (Bloco da Comunidade).